O Brasil é um dos 5 maiores mercados mundiais para o segmento de tintas, fabricando tintas para as mais variadas aplicações. Hoje o mercado de tinta automotiva e repintura automotiva, representam juntos cerca de 8% do volume e 15% do faturamento (dados da Abrafati).
Além das tintas automotivas, as tintas são fundamentais em vários produtos como: bicicletas, capacetes, eletrodomésticos, artesanatos, equipamentos entre outros.
Tipos de Tinta Automotiva
Entre os tipos de tintas automotivas, podemos citar:
- Tinta automotiva duco, feita a base de nitrocelulose, foi uma das primeiras tintas automotivas e hoje em dia encontramos em tons lisos e metálicos, porém não tem um efeito superior como o da tinta automotiva poliéster nas pinturas metálicas e perolisadas.
- Tinta automotiva poliéster, feita a partir de misturas de resinas, para pinturas em carros e miniaturas, encontrada em cores brilhantes e peroladas.
- Tinta automotiva poliuretano, que é uma tinta de alta performance a base de poliuretano, com grande resistência ao desgaste.
As diferenças entre pintura sólida, metalizada e perolizada
As pinturas sólidas também são chamadas de cores lisas, que contém apenas pigmentos de cores. “Elas não apresentam partículas de efeito na sua composição e, por isso, são enxergadas da mesma maneira independente do ângulo de observação”, explica Ricardo Vettorazzi – gerente técnico do laboratório de repintura da PPG, fornecedora de várias fabricantes instaladas no Brasil.
Já as pinturas metálicas carregam partículas de alumínio em sua composição, que refletem a luz e causam o efeito brilhante nas cores. Este tipo apresenta uma leve mudança de tonalidade quando se altera o ângulo de observação e da incidência da luz.
O diferencial da pintura perolizada, como o nome sugere, é a presença de partículas de pérola. Elas são responsáveis por causar o fenômeno da interferência, o interessante efeito da mudança de tonalidade ao se observar o veículo de ângulos diferentes. Além disso, enquanto os dois outros tipos de pintura são compostos por duas camadas (da pintura em si e do verniz protetor), a perolizada tem uma camada extra, aplicada entre as duas, de resina misturada com as partículas de pérola.
Tinta automotiva sólida, metálica e perolizada, qual escolher?
A pintura sólida é a mais comum e barata no mercado. Costuma ser branca, preta ou vermelha, e não tem muito brilho.
A pintura metálica, por sua vez, reflete mais a luz e deixa o veículo com uma cor vibrante. Pode ter base de poliéster ou de água. O tipo de pintura é considerado um item adicional pelas montadoras, o que pode encarecer o valor do veículo.
Outro tipo de é a tinta perolizada, mais cara entre as três, que contém pó de pérola e pigmentos minerais. Seu diferencial é o brilho que confere ao automóvel.
Para que a pintura fique conservada, é importante evitar o excesso de polimento, colocar capas de proteção no carro e limpá-lo com produtos neutros.